Notícias

II Encontro de Boas Práticas Educativas | 8 e 9 de setembro de 2016

 

II Encontro de Boas Práticas Educativas, a realizar nos dias 8 e 9 de setembro, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.
 

Poderá consultar aqui o Programa do Encontro.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar | 2015


Escola Paulo Quintela

Biblioteca Álvaro Gomes 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Em outubro as bibliotecas escolares estão em festa. A BAG desdobrou-se em iniciativas que envolveram toda a comunidade escolar e fizeram deste espaço, o preferido de todos em outubro.

Vem conhecer a BE e Caça ao Tesouro

As turmas de 5º ano fizeram a formação de utilizadores e participaram numa caça ao tesouro muito animada, onde desenvolveram competências de pesquisa de informação;

Projeto de Intercâmbio de Marcadores

Turmas de 5º e 6ºanos produziram marcadores de livros para intercambiarem com alunos de escolas de diferentes países;

Dia da Biblioteca Escolar

Celebração do Dia da Biblioteca Escolar, com uma performance poética “Ler Doce Ler” de José Jorge Letria, por um grupo de alunos do 5º e 6º anos;

Palestra sobre “Plágio e tecnologias anti plágio”, dirigida a professores e alunos, proferida pelo Dr. Vítor Barrigão Gonçalves.

 

 

 

Homenagem a Augusto Moreno | 28 de outubro 2015

É indispensável que esta majestosa língua de Camões, de Vieira e de Herculano, que esta airosa língua de Frei Luís de Sousa e de Castilho, que esta cândida língua de Bernardes, esta opulentíssima língua de Camilo, seja restituída aos moldes nacionais, e que a conservemos genuína e tersa, até como um penhor de autonomia e independência – Augusto Moreno

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares | Convite

Inserido no Mês Internacional das Bibliotecas, o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal vai levar a efeito uma homenagem a Augusto Moreno, o Homem, o Escritor, o Linguista, o Dicionarista, o Político …, no dia 28 de outubro, na passagem dos 145 anos do seu nascimento.

No dia 29 a Escola Augusto Moreno receberá o Escritor Alexandre Parafita, em várias sessões, para o lançamento da obra, Uma Andorinha no Alpendre.

O convite é extensivo aos parceiros da RBB.

 

 

Concurso Literário “Conto de Natal” 2015

O Município de Bragança promove anualmente o Concurso Literário “Conto de Natal” com os objetivos de promover hábitos de leitura e estimular o gosto pela criação literária dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico do Concelho de Bragança através da escrita de contos originais.

Participa!

 

Consulta as normas de participação no link abaixo indicado:

 

http://www.cm-braganca.pt/uploads/writer_file/document/3817/normas_e_ficha_conc_natal_bibliot2a__1_.pdf

Concurso Municipal de Presépios 2015

O Presépio é uma expressão incontestável da cultura popular que ocupa um lugar de grande relevo na quadra natalícia do nosso Concelho. Com o intuito de enaltecer esta manifestação cultural que merece toda a nossa atenção e proteção, e de sensibilizar a população deste Concelho para a integração do presépio, neste momento, a Câmara Municipal de Bragança continua a promover o concurso de presépios.

Participe!

 

 

Consulte as normas e regulamentos no link abaixo indicado:

 

http://www.cm-braganca.pt/uploads/writer_file/document/3816/flyer_e_ficha_inscri__o2015.pdf

 

Semana da Leitura 2015 – Encontro com a escritora Adorinda Carvalho na Biblioteca Escolar Emídio Garcia

Semana da Leitura 2015 – Encontro com a escritora Adorinda Carvalho na Biblioteca Escolar Emídio Garcia

No âmbito da Semana da Leitura 2015 e ao sabor das “Palavras do Mundo”, a Biblioteca da Escola Emídio Garcia recebeu no passado dia 17 de março, a escritora transmontana e ex-aluna do Liceu de Bragança, para um encontro-debate com alunos e professores que se uniram para partilharem a mesma paixão pela leitura.

Em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, apresentou o seu último livro “Os Pombais de Trás-Os-Montes”.

Além do contexto transmontano, o livro embrenha-se no passado histórico mostrando que pombos e humanos andam entrelaçados na história universal, com palavras de apelo à sustentabilidade que existiu outrora e que ainda hoje teima em persistir - na gastronomia e na agricultura, na guerra como mensageiros, na arquitetura pela diversidade de pombais de cada região, mas também na música e na poesia…