A RBB

Concurso para a criação de logótipo

A Câmara Municipal de Bragança e as Bibliotecas Escolares do concelho levaram a cabo o CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DE LOGÓTIPO PARA A REDE DE BIBLIOTECAS DE BRAGANÇA – RBB, direcionado aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Concelho de Bragança, com os objetivos  de promover a participação dos alunos, estimular a capacidade criativa e criar uma representação gráfica para a Rede de Bibliotecas de Bragança.

Foram apresentados 22 trabalhos, de grande criatividade e qualidade visual que foram analisados segundo os critérios exigidos nas normas do referido concurso, nomeadamente, criatividade e adequação ao tema, legibilidade e facilidade na adaptação às necessidades do projeto.
Todos os trabalhos selecionados respeitaram a ideia base deste concurso: a identificação da RBB – Rede de Bibliotecas de Bragança.
Após a análise dos trabalhos, o júri atribuiu, por unanimidade, o prémio ao logótipo que passará a ser a imagem da RBB, realizado por Vitória Braz, aluna do 12º ano da Escola Emídio Garcia.

 

logo rbb

 

Este logótipo foi inspirado nas rotundas de Bragança, sugerindo o movimento e o circuito de bibliotecas – o conhecimento infinito. Foi usada a linha em espiral como elemento ilustrativo do movimento e da dinâmica que se procura transferir para o logótipo da Rede de Bibliotecas de Bragança (RBB). A espiral de cor azul transporta-nos para dias tranquilos e para o azul do céu tão caraterístico da nossa região.


Maria Antena
(pseudónimo)

Vitória Braz

 

A Rede de Bibliotecas de Bragança (RBB)

A Rede de Bibliotecas de Bragança (RBB) constitui-se como uma estrutura de colaboração, aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Centros de Recursos de Documentação e Informação do concelho de Bragança.

Esta estrutura procura otimizar recursos através de uma parceria efetiva concretizada na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas e de outras Unidades de Informação e de Documentação, inserida numa política coordenada de aquisições e na dinamização de empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados, através desta plataforma tecnológica.

O Portal da RBB oferece possibilidades múltiplas de acesso à informação, pretendendo ser uma janela aberta ao conhecimento, à inovação e à cultura.

Objetivos:

  • Promover a partilha, a cooperação e a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas e Unidades Documentais da RBB;
  • Constituir e manter online o Catálogo Coletivo da RBB, rentabilizando a respetiva utilização pedagógica;
  • Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;
  • Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas/ Centros de Recursos Educativos;
  • Produzir materiais com vista ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;
  • Promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e outros parceiros tidos por convenientes na prossecução dos objetivos da RBB;
  • Dinamizar atividades que promovam as Bibliotecas e Unidades Documentais da RBB, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formações, etc..
  • Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural;